Blog Universidade da Criança

Cat - Notícias

Estimulando o prazer pela leitura.

Publicado por (Midia Digital) há 1 ano

A leitura se desenvolve com a prática. Por isso, pode e deve ser estimulada. Se você quer garantir todos os benefícios que a leitura pode proporcionar ao seu filho, a dica fundamental é: “Quanto mais cedo começar, melhor!”. Se o seu filho ainda não foi alfabetizado, você pode despertar o interesse pelos livros por meio da leitura partilhada. Reserve um tempo só para vocês, escolha livros bem coloridos, com forte apelo visual, e leia pra ele.  É assim que ele se encantará com os livros.

Essa é uma excelente maneira de estreitar os vínculos com as crianças, que vão passar o dia esperando a hora da leitura. Faça disso uma hora de amor e aconchego para ficar na lembrança. Quando mais velho, sempre que tiver com um livro nas mãos, seu filho vai se lembrar das horas maravilhosas que vocês passaram juntos. Aproveite esses momentos também para dizer a seu filho o quanto gosta desse momento do dia.

Uma dica, se o seu tempo é muito corrido,  experimente ler na hora de dormir. Quer coisa melhor do que dormir embalado ao som da voz dos pais e ainda ouvindo uma boa história? Ler na hora de dormir é um excelente estímulo para as crianças gostarem dos livros.

Entretanto, se mesmo seguindo essas orientações seu filho não estiver curtindo a leitura e ficar muito inquieto, deixe a leitura para outra hora. Respeite o tempo da criança. Tente criar uma rotina diária de leitura, mas sem "forçar a barra".  Para facilitar, antes de começar, certifique-se de que a criança esteja descansada, bem alimentada e se possível, reduza os estímulos do ambiente de modo que ela não perca o foco.

Pode ocorrer também de seu filho não estar gostando da história que você está lendo pra ele. Nesse caso, depois de insistir um pouco na leitura para ver se realmente se trata disso, convém mudar de livro. Outra opção é ler apenas de 10 a 15 minutos por dia e aumentar esse tempo aos poucos. Só não desista de ler para seu filho

Fonte do Artigo: Link da Fonte do Artigo.