Blog Universidade da Criança

Cat - Notícias

Crianças que apanham com frequência podem se tornar adultos agressivos

Publicado por (Midia Digital) há 1 ano

Uma mãe dar uma palmada num filho pode ser condenável, mas não chega a ser o fim do mundo. O problema está na frequência com que isso acontece. Estudo publicado no "Canadian Medical Association Journal" revisou 20 anos de pesquisas sobre o tema e encontrou evidências para a relação entre o excesso de punição física e o aumento da agressividade das crianças ao longo da vida.

Chega a 20% a proporção de pais que bate nos filhos com frequência
Uma das pesquisas apontou que cerca de 20% dos pais têm o hábito de bater nos filhos quando se comportam mal. Ou seja, a grande maioria busca repreendê-los de outra forma. Outro estudo monitorou o comportamento de crianças que, aos 3 anos de idade, levavam palmadas mais de 2 vezes por mês. Os resultados indicam que, ao completar 5 anos, essas crianças apresentavam um grau elevado de agressividade na hora de resolver seus conflitos.

Uma das análises, feita com 500 crianças, mostrou que aquelas cujos pais eram treinados a não castigá-las fisicamente eram mais propensas a obedecer aos adultos. Os autores dos estudos apoiam a ideia de que médicos orientem sobre a forma correta de repreender as crianças, a fim de evitar problemas de comportamento mais graves no futuro. Os pesquisadores também verificaram que bater com frequência nos filhos pode aumentar o risco de desenvolverem problemas de saúde mental, como depressão.

Estabelecer regras para a casa pode melhorar comportamento de crianças
Para os cientistas, quando as crianças fazem birra ou se recusam a tomar banho, por exemplo, o ideal seria ignorá-las durante 10 segundos e aguardar a mudança de comportamento. Outra forma interessante de condicionar os filhos a obedecer aos pais é estabelecer regras para a rotina da casa e explicar para as crianças o motivo para a adoção de cada critério, inserindo-as, desde cedo, no cotidiano da família.

Fonte: Site Mães GNT - Texto escrito por Renata Demôro

Fonte do Artigo: Link da Fonte do Artigo.